-->

domingo, 24 de maio de 2009

HITS AGAIN


Este é um documento exemplar de uma turma de músicos que chegou a ser ridicularizada à época pelos engajados MPBistas xiitas sob a alegação de ser ultrajante uma música feita por brasileiros conter letras em inglês. Tomando por base a xenofobia reinante naqueles anos de chumbo, tornou-se um prato cheio para a ranzinza inteligentzia tupiniquim. Já eu -talvez o único- considero que esse 'movimento', espremido entre a tropicália e o boom do pop brazuca dos 80, foi uma resistência tão contundente contra a ditadura quanto a perpetrada pelos medalhões da MPB que resistiram bravamente à censura através de uma poética recheada de metáforas e subliminaridades. Para entender melhor a coisa, é importante saber que naquele 'regime de exceção', TODAS as letras produzidas na música nacional obrigatoriamente passavam por um (ou vários) censor que decidiria se a letra seria liberada, mesmo que com cortes providenciais, ou não; por outro lado, o material gringo -salvo houvessem restrições impostas pelos EUA- estava completamente liberado previamente. Daí distorções como um disco inteiro de Milton Nascimento, 'Milagre dos Peixes', ter sido censurado e 'Je T'Aime(Mois Non Plus)', alguns minutos de uma deliciosa Jane Birkin chegando ao orgasmo (ou a vários), liberada. É verdade que pouco tempo depois tentaram bani-la das rádios mas, aí, já era muito tarde. E foi a esse nicho que gravadoras como RGE, Tapecar, Top-Tape, Som Livre e diversas outras se apegaram. Afinal, se era preciso ser estrangeiro para tocar em seu próprio país, então porque não forjar esta situação? E assim foi feito.
No entanto, foram rechaçados não apenas por serem considerados alienados -um termo muito recorrente no período- mas, verdade seja dita, também pela qualidade dos profissionais envolvidos nestas gravações, todos experientes músicos de estúdio e baile e contando com arranjadores do porte de Daniel Salinas, Otávio Augusto, Gaya, Cipó, etc. Estas gravações são de uma qualidade técnica tão espantosa que faziam com que a grande maioria dos discos produzidos na música popular do país à época mais parecessem trabalhos de amadores. Tudo bem, a maior parte do que foi produzido sob este formato era de gosto duvidosíssimo, mas não há como negar o capricho com que eram cercados e, até mesmo, podemos encontrar algumas pérolas nesse material. Algumas dessas músicas -'Feelings', de Morris Albert (aka Maurício Alberto), é um caso clássico- chegaram a expandir suas fronteiras e tornaram-se sucessos mundiais. Pudera! O inglês de todos era impecável -provavelmente, devido a anos de bailes- e os timbres dos instrumentos, os arranjos de cordas e a qualidade da mixagem eram de nível internacional. Por aqui, foram sucesso absoluto e muitas destas músicas ainda hoje são ouvidas nas programações de muitas rádios. A título de curiosidade, vale citar mais alguns dos pseudônimos ligados a figuras muito famosas no mundo da música: Tony Stevens (o falecido Jessé), Mark Davis (Fábio Jr.), Paul Bryan (Sérgio Sá, cantor/compositor/pianista/arranjador), Chrystian (manteve o pseudônimo na dupla com seu irmão Ralf), Pete Dunaway (o mais refinado -'I'll Be Fine' é minha predileta- e conhecido como Otávio Augusto, conceituado arranjador e diretor artístico da Som Livre), Michael Sullivan (outro que manteve o pseudônimo), entre muitos outros. E nem citei bandas como Pholhas, Memphis, Lee Jackson, Light Reflections e The Buttons que contém alguns trabalhos bem interessantes em suas discografias. Infelizmente, a coisa começou a avacalhar quando, a título de sonegar direitos autorais, as gravadoras passaram a encomendar covers de músicas que estavam bombando e apenas alterando o nome do(a) cantor(a), como '48Crash' com uma tal de Susan Quacker ou 'Flying' com Christie Burg. Eu tenho uma versão editada -que seria postada lá no G&B com uma capa customizada- destes 4 discos, onde excluí estas empulhações; no entanto, preferi despejar por aqui nesta querida pocilga a podreira inteira.
Aê, Zaqueu, falei tanto que a boca secou. Será que ainda dá pra tirar um chopp estupidamente gelado de saideira? Ah, e não esquece d'ALeda também!!!



cd 1
01 - Me And You - Dave Maclean
02 - Don´t Let Me Cry - Mark Davis
03 - I´ll Be Fine - Pete Dunaway
04 - Do You Love Me - Dave Dee & Mea Cat
05 - True Love - Steve Maclean
06 - Pigeon Without A Dove - Patrick Dimon
07 - Hey Girl - Lee Jackson
08 - Superman - Excelsior
09 - She´s My Girl - Morris Albert
10 - Girl Of The Past - Peter Mc Green
11 - Bee Gees Medley - Harmony Cats
12 - Hey Hey - Family Unlimited
13 - Tenderness - Brothers
14 - My Love For You - Don Elliot
15 - Paloma - Sunday


cd 2
01 - Summer Holiday - Terry Winter
02 - My Mistake - Pholhas
03 - Those Shadows - Paul Jones
04 - Rain And Memories - Paul Denver
05 - Deixa - Bandits Of Love
06 - Shine Shine - Water Proof
07 - Lies - Chrystian
08 - Nights Of September - Edward Cliff
09 - My Baby - Uncle Jack
10 - You´re The One That I Want - The Victoria Project
11 - We Said Goodbye - Dave Maclean
12 - So Lucky - Charles Marx
13 - Angel - Julian
14 - Love Me Like A Stranger - Tony Valdez
15 - Piano - Bruno Carezza

cd 3
01 - Don´t Say Goodbye - Chrystian
02 - Tell Me Once Again - The Light Reflections
03 - Flying - Christie Burgh
04 - Ecstasy - Malcom Forest
05 - Listen - Paul Bryan
06 - Puff The Magic Dragon - Terence Stample
07 - Sweet Daisy - Memphis
08 - Baby Face - Wheels Of Fire
09 - Gaye - Tobi Chris
10 - Places - Steve Maclean
11 - Drops - Cinthia
12 - Whispering - The Buttons
13 - The Funniest Joke - Napoleon
14 - Spring - Glenn Michael


cd 4
01 - I´m Gonna Get Married - Sunday
02 - Feelings - Morris Albert
03 - If You Could Remember - Tony Stevens
04 - One Day In Your Life - Don Elliot
05 - Choo Choo Choo - Lee Jackson
06 - Beacher - Kompha
07 - My Dear - Manchester
08 - She Made Me Cry - Pholhas
09 - He - All Together
10 - Our Love Dream - Terry Winter
11 - My Life - Michael Sullivan
12 - Mexican Divorce - Geminis
13 - 48 Crash - Susan Quacker
14 - She Loves You - Komendaylee


Links originalmente postados no Arquivos Tio Sam

0 esculachos:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios